ritual matinal
Com a recente chegada do frio, tem sido cada vez mais difícil sair da cama assim que o despertador toca. Desde há algum tempo que optei por colocar o meu despertador para as 06h50, embora só precise de me levantar às 07h15. Algumas pessoas consideram um ato de masoquismo e não posso negar que em algumas manhãs faço batota (ainda hoje foi um desses casos), mas na maioria dos dias sabe-me super bem começar o dia desta forma.
Funciona para mim porque as vantagens superam a preguiça de ficar a dormir mais um bocado:
1 - Fazer tudo com calma - deixei de preparar a roupa que ia vestir no dia anterior, porque com este horário, posso escolher calmamente, ver a melhor opção em função do estado do tempo e do meu humor; posso tomar banho sem pressas, ouvir música enquanto me arranjo, alongar o corpo com tempo, preparar a lancheira para o trabalho com cuidado. Deixa de existir aquela correria que cria logo uma nuvem de stress e nos faz ficar irritados, para dar lugar a uma sensação de harmonia e presença (o que permite aproveitar ainda melhor o tempo em casa antes da saída para uma jornada de trabalho);
2- Ver o dia nascer - é um espetáculo lindo, lindo, lindo. O sol a nascer, o escuro da noite a transformar-se num céu luminoso, as luzes dos candeeiros a desligarem-se. É tão bonito de Verão como de Inverno. Nas manhãs em que estou atenta ao acordar do mundo, sinto sempre uma sensação de gratidão a bombar no meu coração. Grata por estar viva e por me ter sido dada a oportunidade de viver mais um dia;
3 - Meditar - às vezes, a ideia de despendermos tempo connosco próprios soa na nossa mente como um algo pouco importante e perda de tempo. Não há ideia mais errada: se não aprendemos a cuidar de nós diariamente, acabaremos por pagar a fatura mais tarde. Seja no plano físico, seja no plano emocional. Acordar mais cedo e dedicar tempo de qualidade a meditar permite ultrapassar esta barreira criada pela nossa mente nos primeiros minutos de meditação, quando estamos ainda a chegar a nós mesmos, a estabilizar. Além disso, meditar durante 10 a 20 minutos todas as manhãs prepara-nos para o dia, faz-nos despertar com mais vontade de viver, mais plenos, mais gratos por estarmos vivos e mais felizes. Em dias que sabemos que serão mais exigentes emocionalmente ou mais cansativos em termos de trabalho, faz ainda mais sentido parar para respirar, para mentalizar com pensamentos positivos e darmos a nós mesmo um shot de confiança e amor próprio.
4 - Silêncio - a essa hora ainda ninguém acordou na minha casa, lá fora também está tudo tranquilo e reina um silêncio maravilhoso. Cada vez aprecio mais estes momentos na minha companhia, sem ter de falar com ninguém, sem qualquer exigência externa. É libertador.
Este é o ritual que funciona comigo, que sou uma morning person. À noite, gosto de desligar progressivamente, bebendo um chá quente e, de preferência, de camomila ou lavanda; ler um bom livro; colocar uma meditação guiada própria para induzir o sono; enroscar-me em roupa quente, de forma a entrar num modo de calma e serenidade, até que desligo por completo.