Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

the old soul girl

the old soul girl

11
Ago20

#2 Self-care Journal: Write down your top 5 favorite inspirational quotes

girl

1. Carpe Diem: Seize the Day
De acordo com a Wikipédia, carpe diem é parte de uma frase latina carpe diem quam minimum credula postero (aproveita o dia e confia o mínimo possível no amanhã) da autoria de Horácio. Para mim, será sempre lembrada como uma das maiores lições que aprendi com o Captain! do Clube dos Poetas Mortos, um dos melhores e mais incríveis filmes de todos os tempos. Recorro muitas vezes a este mantra, faz-me desfrutar mais do momento presente, focando a minha atenção naquilo que é importante. Faz-me sentir grata por estar viva e, simultaneamente, que devo agarrar essa oportunidade e bênção, aproveitando cada segundo.

 

2. Just keep swimming
A primeira vez que ouvi esta frase foi no filme À procura de Nemo, pela autoria de Dory, a peixinha azul com uma memória muito reduzida. Dory dizia que perante os problemas que nos parecem afundar, o que podemos fazer é continuar a nadar, nunca desistindo de chegar à tona. No entanto, esta frase ganhou ainda mais importância para mim quando li o Isto aqui aqui de Colleen Hoover. Escrevi acerca deste livro, pela forma como me marcou, e esta frase tem estado no fundo do meu telemóvel desde esse dia. Era o lema que guiava Lily e Atlas e passou a guiar-me também a mim. Porque por maior que seja a tempestade, não podemos desistir, não podemos deixar de tentar. Não há mal que para sempre dure. Esta frase motiva-me a continuar, a manter-me em movimento, a nunca baixar os braços perante as adversidades que se cruzam no meu caminho.

 

3. Tudo o que construímos como problemas, não podemos reconstruir como soluções?
Esta é uma das frases que me acompanha há muito tempo, desde os tempos da faculdade. Li-a numa livro sobre construtivismo e, naquele imediato momento, apressei-me a escreve-la num post-it e a cola-la no meu quadro de cortiça. Queria que estivesse bem presente para que todos os dias a pudesse ler e me inspirar. Já se passaram anos e esta frase continua a ser um farol que me ilumina. Resume não só a minha forma de estar na vida como a forma como olho para ela. Nada é puramente negativo, tudo pode ser resignificado e tudo constitui uma fonte de aprendizagem.

 

4. Tudo parece impossível até estar feito.
Uma frase de Nelson Mandela que me acompanha sempre e que me inspira tanto perante desafios, dificuldades, tarefas e situações penosas. Lembro-me de estar a escrever a minha tese de mestrado e me amarrar a este lema como se fosse oxigénio. Em todos os momentos críticos da minha vida, que exigem esforço e uma recompensa que não é imediata, guio-me por esta frase. O que hoje é difícil e impossível de alcançar, amanhã tornar-se-á mais fácil e estará menos distante. Porque tudo é um processo, em constante movimento, que nos aproxima sempre mais um bocadinho da nossa meta.

 

5. Para ser grande, sê inteiro/ Põe quanto és, no mínimo que fazes.
Para terminar, um lema da autoria de Ricardo Reis que, se na altura que eu estava a estudar Fernando Pessoa me parecia o heterónimo mais enfadonho, hoje parece-me um dos mais sábios. Este é não apenas o meu lema de vida, como a definição mais básica que posso dar a alguém acerca da minha pessoa. Concilia tudo aquilo em que acredito: a dedicação, a determinação, o fazer as coisas com alma e coração independentemente de as coisas serem pequenas ou grandes, para uma ou muitas pessoas. Desde que me conheço que acredito que o esforço, o trabalho e a dedicação nos levam longe, mesmo que não nos levem necessariamente mais rápido. Todas as grandes conquistas da minha vida foram alcançadas com este mote bem presente.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.